sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Jantes de Mini - Os modelos

Á já algum tempo que ando para fazer este "post", mas a dificuldade e diversidade do assunto tem-me feito adiá-lo vezes sem conta. Falar de jantes de Mini (e outros...) não é tão fácil como parece assim á primeira vista pois o Mini deve ser o carro clássico que dispõe de mais tipos e medidas diferentes de jantes, originais ou especiais. As marcas, os desenhos, os modelos, as medidas e nalguns casos, as versões diferentes, tornam o tema muito vasto. Vou tentar falar de modelos e medidas para começar, mas de certeza que durante o "post" surgirão duvidas para as quais conto com a ajuda de quem ler este artigo. Gostaria de fazer uma espécie de "catálogo" para que toda a gente que, tal como eu, gosta de/ou colecciona jantes, pudesse usar como referência. Vamos lá começar pelas mais fáceis, mas á medida que surgirem mais, vou actualizando o "post".-Fila de cima da esquerda para a direita: 1275 GT de origem, designada "Rostyle". Considera-se uma jante semi-especial, pois apesar de ter um desenho invulgar, continua a ser feita de ferro.



-A seguir está uma das jantes mais vistas de sempre, a famosa "BWA" de 5,5". Esta foi sem duvida uma das jantes que mais se viu durante a decada de 70, em todas as marcas de carros. De fabrico italiano, a BWA ainda hoje existe, apesar de já não fazer nada para estes Minis.








-A terceira jante é uma "Cosmic" de 5,5" e faz parte da vastissíma gama de opções de outra marca bastante famosa dos anos 60 e 70. A "Cosmic" é originária de Inglaterra e tambem disponibilizava outros acessórios especiais. Manetes, pedais, fechos de capôt, etc, etc. Ainda existe.





-Fila de baixo:





- Jante da esquerda:"BWA" de 6". Para mim, estas são as jantes mais expressivas que se podem montar num Mini. Tipicamente anos 70, o seu "offset"(aba exterior) conferem ao carro um aspecto muito mais agressivo e desportivo e o seu desenho simples e agradável torna-as muito desejadas pelos condutores.





-Jante da direita: "Cosmic" de 6". Este desenho ficou imortalizado durante a decada de 60. Muito usada nos Cooper, esta jantes eram extremamente robustas devido á sua construção. Os raios acompanham a aba exterior, o que lhe dá uma resistência acrescida, ainda com a vantagem de serem bastante bonitas. Vinham pintadas de preto com a face dos raios e a aba polida.




- "Delta"5,5". Do mesmo fabricante das "Delta Mics" dos Renault's, esta jante é rara em Portugal, apesar de ser bonita. - "Mistral" de 5,5". Semelhante ás famosas "Miniligth" mas com apenas seis raios em vez dos normais oito, o seu "offset" generoso e o espaço entre os raios dá-lhe um "look racing", mas a verdade é que são fracas para competição. Tendem a partir junto dos pernos e a perder o aro.- "BWA" de 5,5": Do mesmo fabricante das primeiras BWA que vimos mas com outro desenho. Foram as minhas primeiras jantes especiais de sempre, e hoje não se veem muitas.Para descontrair um pouco...Aspecto geral das minhas pratelairas para pneus e jantes. Na parede oposta está outro igual...- Marca desconhecida de 5,5". Não possui qualquer tipo de marca ou letras, mas é engraçada. Quem sabe dizer mais alguma coisa acerca destas jantes???- Rover de 5": Originais dos Mini Check-mate, After-eight, Flame red e cooper a partir de 1990.




-Jantes de ferro originais alargadas. Nos anos 60 e 70 era comum alargar as jantes de origem para montar pneus mais largos e melhorar a estabilidade do carro. Quer por razões económicas quer por uma questão de estilo, esta foi uma solução empregue em quase tudo o que era carro da altura, mas os mais conhecidos com este tipo de jante eram os Minis, os Datsun's 1200 e os Toyota's 1200. Bem pintadas e com o tampão no meio, conferem ao carro um aspecto "old school", já pouco visto hoje em dia. É preciso tomar atenção para trabalhos mal feitos, pois é muito fácil para o torneiro mecânico que as modificar, deixar as jantes empenadas ou mal soldadas.-"SPEEDWELL" 5,5": De fabrico inglês, esta jante fazia parte de um vasto catálogo de extras do conhecido preparador britânico. Usam porcas especiais e hoje em dia são raras de ver.-Sem marca 5,5": Esta jante não tem qualquer referência ao fabricante. Era comum em inglaterra no inicio dos anos 70"Cosmic 4,5"- Outra jante da "Cosmic". Fabricada no inicio dos anos 60, estas jantes equipavam algumas versões especiais de fábrica (Cooper) e eram tambem aplicadas nos carro tranformados pela britânica "Wood&Picket". Hoje em dia são bastante raras.-"Cosmic 5,5"- Muito parecida com a jante anterior, esta "Cosmic" tem de facto diferenças, principalmente a largura. Construidas em meados dos anos 60, hoje tambem são algo raras e fizeram parte da lista de extra de fábrica para os Minis novos.-"Mistral"- Semelhante ás "Miniligth", esta jante italiana é uma réplica mais económica da mitica marca inglesa. O tipo de material e a sua construção diferem muito das suas concorrentes e apresenta um centro menos elegante. Muito comum em Itália.-"Dunlop" 5,5"- Do conhecido fabricante de pneus, esta "dunlop" era muito comum nos anos 60, e amplamente usada e competição, especialmente em carros ingleses. Apesar de serem dificeis de ver, é possivel ainda hoje encontrar novas. Um jogo de 4 custa á volta dos 250€.- "Cosmic" de 5,5"- A mesma marca, outro desenho. Anos 70. Invulgares.




- Mini Cooper S de 4,5".- Originárias dos primeiros Mini Cooper S, estas jantes em ferro são provavelmente as mais raras de todas. Não são as mais resistentes e como tal, iam sendo trocadas por outras durante a vida dos carros. Foram fabricadas apenas durante dois anos (63 e 64).
- "Cosmic de 5,5". Bonita e pouco comum. Anos 70.-COBRA de 6" X 12". De fabrico inglês, estas "COBRA" de 12 polegadas são raras em Portugal. Anos 80 / 90. -"British Leyland" de 5,5". Estas jantes são fabricadas pela própria "British Leyland" e surgiram em 1979 nos modelos comemorativos dos 20 anos do Mini. Tambem foram usadas no Mini "Special" inglês. Bonitas e fáceis de encontrar.-"BRAID" de 6" X 10". Do conhecido fabricante de jantes para competição e TT, surgiram em 2004 ou 2005 estas para Mini. São chamadas de jantes tripartidas, porque são feitas de três partes separadas, aparafusadas entre si. O centro ou cubo, o aro interior e o aro exterior. Extra resistentes e leves, são ideais para carros de competição


-"Innocenti" de 5" X 12"- Estas jantes italianas fabricadas para a marca "Innocenti" eram usadas no modelo "De Tomaso", que contava com uma mecânica igual á dos Minis. As suspenções e respectiva furação, é igual ao Mini. Simples e bonitas, são ainda fáceis de encontrar e constituem uma opção diferente para os carros de jante 12. Anos 80- "Rover" de 5,5" X 12". Da primeira série do Mini Metro, estas jantes são realmente de 12 polegadas, pois as que surgiram na segunda série de Metros, já eram as de 12,8 polegadas, ou as "R315" como são conhecidas. Diferentes e algo raras. Anos 80.- Sem Marca. Do tipo "Wolfrace", estas jantes de 5,5" são raras e muito bonitas. Quem sabe mais alguma coisa acerca deste modelo?

15/02/2008 - Afinal estas jantes são mesmo "wolfrace slot-mag". Foram fabricadas na decada de 70 em Inglaterra.

-" OZ " de 6" X 10".- Hoje em dia é bastante conhecida, mas a marca italiana "OZ" já fabrica jantes desde os anos 70, pelo menos...A jante da imagem foi fabricada em 1974 e alem de bonita, é muito leve. Em Portugal são raras. -"Cosmic" de 5,5" - Exemplo do tipo de diferenças que podemos encontrar entre jantes da mesma marca. Estas duas designam-se do mesmo modo mas são diferentes...



...especialmente aqui. A aba exterior não é igual nas duas, e se olharmos com mais atenção, vamos encontrar mais diferenças. Isto tem a ver com o ano de fabrico, a da esquerda é mais moderna.-"MOMO" de 5"- Jante italiana do mesmo fabricante dos volantes. Tambem exise a versão de 6". Robustas e elegantes, começam e ser dificeis de encontrar. As de 6" são ainda mais raras.-"GT" de 6" - Uma das jantes mais vendidas de sempre. Usada em todos os fabricantes e modelos de automoveis, estas "GT" são um verdadeiro fenómeno de popularidade, pois ainda hoje são bastante vistas. Resistentes e muito bonitas. Usam porcas especiais. Comuns em todo o lado. "Cosmic" de 5,5"- Robustas e simples são a melhor maneira de defenir estas jantes. Anos 70, usam porcas especiais. Ainda se encontram com alguma facilidade. Tambem já as vi da marca "GT""Mamba" de 6". Jantes inglesas. Muito usadas em competição em meados dos anos 60. Extra leves, muito fortes e bem ventiladas. Usam porcas especiais. Raras e dificeis de encontrar em qualquer lado.


RT

3 comentários:

rodrigues disse...

boas
em primeiro luar dout os parabens pelo o blog que tens,e muito fixe.
depois gostava de saber s isto e um club ou parecido,se e gostava de partecipar...
tenho umas jantes especiais que nao sei a marca,talvez me possas a ajudar.sao parecidas com as cosmic mas sao quase planas com uns recortes em quadrado...
o meu email e brunostd@hotmail.com

Anónimo disse...

é só vicio, lol

sssssssssssssssttttttttttttttt

Anónimo disse...

Boas, obrigado pela informação gratis, isto é serviço publico :), queria se fosse possivel que me ajudasse a identificar as jantes originais do meu mini. É um morris cooper de 67, estou em duvida e queria comprar umas, se me pudesse ajudar agradecia.
Cumprimentos

Bruno Rodrigues (vurguinho@hotmail.com)