quinta-feira, 9 de abril de 2009

Jantes de Mini - A minha colecção...

Bom dia.
A semana passada decidi tentar arrumar a minha "loja das jantes", e fiquei admirado com o que vi...
A "loja das jantes" é uma divisão da minha casa que adaptei para arrumos, e como por aqui chamam lojas ás divisões inferiores das casas onde se arrumam coisas, então a minha é a das jantes...
Por já quase não conseguir entrar, achei que estava na hora de as tirar todas para a rua, catalogá-las e arrumá-las por jogos ou grupos. Por volta das 10 da manhã, o meu quintal estava assim...
Entre jantes com e sem pneus, contei mais de 170..., só para Mini! Desde jantes de ferro podres a "Speedwell" de aluminio existe um pouco de tudo, e até algumas que já nem me lembrava que tinha. A começar pelo preço, data e local onde as encontrei, sei a história por detrás de cada jante, e nalguns casos até de pneus. Por exemplo, ainda tenho a jante e o pneu que vinham a suplente no meu primeiro mini (1996), e guardo um pneu MABOR 5.20 - 10 com um piso muito invulgar que estava na oficina do meu pai desde que eu existo...Depois de arrumar as jantes Mini, ainda houve tempo para catalogar umas outras que vou tentar vender para começar a juntar dinheiro para o próximo mês de Agosto...
Pode parecer um exagero, mas acho realmente que as jantes influenciam muito o aspecto do carro, e o que começou por acaso, começa agora a parecer importante. Mais do que o dinheiro que investi nesta "tralha" toda, o que importa é preservar a história. Em vez de ficar uma hora a olhar para uma foto de um Mini com umas GT ou outra coisa qualquer, posso antes usá-las e sentir de facto a diferença na condução. Também as guardo na esperança de um dia(???) poder usá-las nos meus projectos de restauro que vou guardando tão teimosamente...
Selos, moedas ou isqueiros..., tal como as minhas jantes, ninguem precisa de mais que uma unidade ou jogo, mas o coleccionar é isso mesmo...
RT

13 comentários:

Anónimo disse...

Rui será que no meio de tantas jantes não se encontrará uma GT que me possas vender '?.comprementos Carlos Monteiro Minicargarage.

O meu Datsun SSS disse...

As vezes que eu andei com essas benditas jantes ás costas......ehehehehehe

E ainda hoje me troco todo no nome e modelo delas!!!

Cumps
Helder Ramos

Anónimo disse...

grande colecção meu, muitas horas passadas a recolher essas preciosidades,( e não só estas) lol, as de datsun tambem deram que fazer , foi um procurar ,ir buscar e até trocar e obviamente pagar que ninguem imagina, desde fazer cento e tal km só para ir buscar umas jantes , até ao vizinho que disse que tinha lá qualquer coisa de mini guardada, até ao passar dias inteiros nos ferro-velhos debaixo de sol abrazador, com chuva torrencial, cheios de fome e com sede, a tentar tirar uma porca que teimosamente resistia as investidas de wd 40 e da bela chave portuguesa (vulgo martelo ),só para conseguir levar para casa umas jantes de ferro alargadas já cheias de ferrugem com o intúito de as experimentar logo nesse mesmo dia, foram momentos bem passados, que espero que se repitam num futuro próximo.

ssssssssssssssssttttttttttttttttt

Tiago Santos disse...

Vou precisar de umas jantes para a minha IMA, tenho de falar contigo!!!

Abraço
Tiago Santos

Anónimo disse...

boas, por acaso nao tens praí umas jantes 12 espciais que queiras vender pra mini?caso tenhas diz alguma coisa pra sarr_02@hotmail.com

Ruben Pereira disse...

Queria felicita-lo pela colecção ,realmente ja nao e facil encontrar-se essa quantidade de jantes classicas , aproveito para lhe dizer e casso queira claro que estaria comprador de 2 jantes Cosmic 10x6 ,parece-me que as vi numa das fotos , meu contacto tukaxeca@gmail.com
Cumprimentos.

sandro disse...

Boas!

Antes de mais, parabéns pela bela colecção, simplesmente brutal...

As Speedwell que mostra, tem o jogo completo? está interessado em vender?

sandro_jr_ferreira@hotmail.com

cumps

Sandro

Anónimo disse...

Pareceu-me ver numa das fotos uma jantes de ferro da opel utilizadas no manta ou no ascona . Se tiver estou interessado.
Tel912213369
carlos.reis@fernaoferro.pt

Anónimo disse...

preciso de umas tampas pa umas jantes asa k tenho num vw polo, sao tipo umas da bbs, precisava d 2 tampas se for preciso mando foto das jantes e d uma das tampas k tenho, mas inda m faltam 2. pode responder pa renatovena@hotmail.com

Anónimo disse...

Boas
Granda colecção :) Parabens por tanta reliquia.
Gostava de saber se tem algumas 13" que se possa em ultima hipotese adaptar para datsun 120y, algo tipo as wolfrace.
Partilho da mesma opinião, uma grande jante dá uma grande vida a qualquer classico.
Resp para nunodvc@gmail.com.

Cumprimentos
Nuno Correia

RubeMicheL disse...

as jantes sempre foram vendidas? ainda existem algumas para se fazer negócio? estou a restaurar um Mini 1000 HLE, e gostava de lhe meter umas jantes. fico a aguardar feedback
kudos e continuação de boas postagens

Anónimo disse...

boas gostava de saber se vende , e quanto é que custa 4 jantes 10 especiais, pra qualquer tipo de pneu, o mais barato que tiver por ai. aguardo resposta para o meu email
d_ex_pet@hotmail.com
agradecido

Anónimo disse...

gostaria de saber se tens alguma coisa para carocha de 4 furos 4x130
nelsonfelix@desafios.com