quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mini 1000 - A caixa de direcção.

Bom dia. Nas poucas horas que tinha disponíveis hoje de manhã, ainda consegui tirar a caixa de direcção do Mini do Rui. Comecei logo por ver um erro perigoso, embora muito comum...
O parafuso que aperta a coluna de direcção á caixa. Este parafuso faz mais do que apertar, serve também para evitar que a coluna saia do lugar caso esteja desapertada. Por esse motivo, o parafuso usado deve ser sempre o indicado e não um qualquer como era o caso. Vejam o que aconteceu assim que puxei a coluna para cima...
...saiu á primeira. Apesar de parte do parafuso estar á vista, por ser demasiado fino, acaba por não ser eficaz na questão de segurar a coluna no sitio. Foi só desapertar e puxar. Conheço dois casos em que isto aconteceu em andamento, felizmente sem consequências graves em ambos, pois a velocidade era pouca. Mas mais vale prevenir...
...e usar o tipo de parafuso correcto. Pode parecer pouca diferença, mas é mesmo diferente...
...porque o foto não mostra a folga de um parafuso milimétrico dentro daquele furo...
...e cá está o que falo. A coluna pode estar solta, mas o parafuso fica enfiado num corte do veio estriado, pelo que não sai facilmente. Desaperta-se as fixações da caixa dentro do carro...
......tal como os apoios traseiros e superiores do charriot...
...para isto! Poucos centimetros bastam para deixar passar a caixa...
...que já tem espaço mais do que suficiente...
...para o veio. Já vi cortar o piso do carro só para evitar este trabalho, mas para quê? Além de correcto, até é mais fácil desta forma...
Ei-la. A caixa de direcção do Mini.
Detalhe curioso de criatividade e esforço. Faço ideia o que isto não terá custado fazer com a caixa no sitio...
E aqui está o tal. Este é o casquilho que originou tudo isto. este casquilho suporta a régua da caixa no lado do passageiro, e como estava gasto e partido, cada vez que o carro passava num buraco ou empedrado, parecia que estavam a martelar aos pés do "pendura". Não vou usar este tipo de casquilho porque acho que é bastante fraco. Gosto de deixar as coisas feitas para o resto da vida. Depois mostro.

RT

2 comentários:

Manuel Luis disse...

As coisas que descobre! Não basta um condutor antever o acidente. O papel do mecânico é fundamental.
Grato pela sua paciência tempo e profissionalismo.
Abraço

alex disse...

Então qual é essa solução que é melhor que o casquilho de nylon?