sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Classic Car Garage. O dia seguinte!

Bom dia, boa tarde ou boa noite a todos.

Após uns meses de retirada, estou de volta aos post's, mas confesso que já nem me lembrava como é que se faziam...

Não estive de todo parado, mas os clássicos arrefeceram um pouco, assim como a vontade de continuar a lutar contra um conjunto de situações que tornam os nossos carros clássicos em verdadeiras odisseias pessoais, num esforço quase inútil para continuar a usufruir de forma inocente e desinteressada de um pedaço de história que nos preenche e completa a cada um de nós. Num periodo demasiadamente cínico e arrogante onde tudo é crise e impostos, querer por algo em marcha, ou até mesmo tentar, é quase sinónimo de loucura. O pais está "bloqueado" com demasiadas prespectivas de falhanço e bancarrota, e parece que tudo se resume ao que o FMI "nos autorizar". Eu acho que Portugal tem muito mais do que isso, mas claro que é necessário pensar e projectar as coisas de forma clara. Existe um pais que ainda continua a mexer, e é desse que vos quero falar hoje, neste dia em que voltei aos post's......embora tenha que deixar muita coisa de fora, tentarei mostrar as mais relevantes.

Começo pelo passeio de clássicos de Cernache do Bonjardim......que teve muito mais do que se possa imaginar. Um passeio pela região, seguido de uma prova de trial......que animou ainda mais o já espectacular dia que tinhamos tido. As fotos do passeio terão que ficar para mais logo, mas......ainda consegui "meter" algumas do trial antes do computador entrar em modo "PEC"...

Contudo as novidades não se ficam por aqui, porque cá em casa também aconteceram coisas interessantes......como a IPO da "Mimosa". A Nissan Homer já anda por todo o lado e até já tem alguns admiradores. Foi de reboque para a IPO, mas no dia a seguir, já 100% legal, ai estava ela nas estradas de Portugal. Em breve quero levá-la a Lisboa......e é de Lisboa que chega a mais recente novidade Mini..., o CH-90-11!!!

Este Mini é um marco na história da familia e de tudo o que respeita a actividade minista e classiquista em que toda a familia está hoje envolvida. Propriedade do meu pai desde 1994 ( 2º dono...), este simpático Clubman 1000 de 71 transportou-nos muitas vezes no dia a dia lisboeta e até nos passeios de fim-de-semana. Mais importante do que o facto de ainda ter os hydrolastics em bom estado, este Mini foi na verdade o primeiro Mini da casa no periodo "recente". Numa altura em que ainda não eram clássicos, em que ainda os havia ás duzias por todos os lados, este Mini Clubman 1000 de 71 foi o primeiro "segundo carro" da familia no verdadeiro sentido da expressão.

É um carro inigualável no conjunto de caracteristicas que lhe estão associadas. A caixa curta demais, mas rápida, o trabalhar certinho e caracteristico de um 998 com um HS2 e o cheiro..., o cheiro tão singular que o carro sempre teve no interior, devido em grande parte á napa dos estofos, fazem dele um Mini único para mim...

Mas a história tem sempre mais qualquer coisa para nos surpreender..., porque depois de o ver parado em casa dos meus pais durante tantos anos, parece que foi preciso tê-lo aqui á minha frente e de ter olhado para ele com mais atenção para me aperceber de algo que até então me tinha escapado todos estes anos, para me aperceber que no meio de tantos que já me passaram pelas mãos e que no meio de outros tantos que já tive e que quis..., este foi o primeiro Mini que eu conduzi! É verdade..., o primeiro de todos. E para quem me conhece e compreende a maneira como vivo e aprecio as coisas da minha vida, percebe porque é que este "pequeno" Clubman acabou de ganhar um lugar ainda mais especial na minha colecção. Nem que seja só para olhar para ele, tenho a certeza que este Mini nunca mais sairá da minha vida...

Não é todos os dias que encontramos um tesouro sem preço...Com a montagem original, este motor projectava o clubman até aos 100 km'h com a maior das facilidades, mas dai para a frente era só "gritar" por uma quinta que nunca existiu...Nem rádio chegou a ter na vida, mas principal está lá. O volante de origem ainda está guardado algures na garagem...Claro que 13 ou 14 de chuva fizeram estragos, mas a recuperação já está a ser preparada......para lhe pegar a fundo. Não tem prazo......desde que fique bom. O CH voltará a andar......como outrora andou. Entretanto......já começa a ser a estrela cá da casa. Já trabalha, já se deslocou "pelos próprios meios" e até já tem jantes especiais...

Fora de brincadeiras, este Clubman volta a ser um marco histórico, pois representa um novo começo, que em breve vos irei mostrar. Depois do maior periodo de inactividade desde que existe, a Classic Car Garage vive agora um novo dia..., o dia seguinte!

Até breve, com mais novidades...

RT

5 comentários:

Mini Turbo disse...

Finalmente novidades :)

Um abraço deste seguidor

Anónimo disse...

ha pois é, tambem foi o primeiro carro que conduzi, muito bom, tem de facto historia e um lugar especial, lembro-me de estar tão nervoso que ao invés de pôr a segunda puxei a primeira coisa que apanhei( pois só conseguia olhar para a frente),pois foi, puxei o travão de mão, com o meu irmão (Rui Tiago ao lado a dar uma de instrutor experiente, pois já tinha carta para aí a uns meses largos...), tenho de facto boas recordações desse carrito, que o veja outra vez a circular em toda a sua glória.

ssssssssssssssssstttttttttttttttttt

Anónimo disse...

É isso aí, amigo Rui, força nesse projeto, pois esse (CH) merece roncar outra vez nas estradas de Portugal. Já agora parabéns pelo retomar do Blog, havia muita gente com saudades de saber as novidades da CCG. Abraço JM

Alexandre Vaz disse...

Bem vindo de volta, já estávamos com saudades dos posts. O meu também é um Clubman 1000 de 1971, com hidrolastic... Mas a matrícula é BI.

carlos tiago disse...

Também aproveito para deixar aqui a minha saudação aos MINIS. Este bem precisa de quem olhe por ele a sério.
De facto, este carrito foi adquirido em situação de SOS e nem eu própria acreditava que tal miniatura pudesse transportar toda a família aos fins de semana, pai, mãe, dois filhos e avó!!! Só sei que ele andava muito bem,rápido e eficiente e nunca nos deixou ficar mal vistos. Da nossa parte também podíamos ter feito melhor por ele mas outros interesses foram aparecendo e aqui ficou ao tempo durante todos estes anos. Temos sempre esperança de voltar a vê-lo a circular com a nova família e se possível com alguns penduras!!!
Bom domingo.

P.S. Com que então foi o primeiro carro conduzido pelo mano???


Isabel Tiago