terça-feira, 12 de agosto de 2014

Rolamentos Mini

 Bom dia.

A musica: http://youtu.be/9jXmPZeZTUs
 
Um pouco como na musica, é fácil entrar, mas muito difícil de sair... Mais uma vez, eis-me de volta ao meu cantinho. Não é por falta de tentativas, mas sair daqui está mesmo difícil...
Bom.., enquanto nada acontece com as novas instalações, a velha "baiuca" vai ter de servir outra vez, e parece que desta vez são apenas os Clubman...
O 1100 do Luis...
...e o amarelinho do Leonel, que após uma descarbonização, começou a "cantar" dos rolamentos das rodas, de que vamos falar hoje. É um trabalho simples, que pode ser feito na garagem de casa, mas que ainda assim tem detalhes importantes...
 Começo sempre por tirar a porca da transmissão ainda com a roda no chão...
 ...e assim que levantar, segurança! Não custa nada e é melhor prevenir do que remediar...
 Desafinam-se os travões aqui...
 ...e aqui. Por esta altura a polie já deve sair...
 ...embora neste caso com falange e tudo...
 ...o que na maior parte das vezes quer dizer que...
 ...já foi! Esta falange está desgastada no veio e já tem folga nos rolamentos. Quer isto dizer que, mesmo que se aperte tudo com força, e mesmo com rolamentos novos, vai sempre ter folga neste sitio, e consequentemente "derreter" os novos rolamentos em 3 tempos... A solução é montar uma falange boa e já está.
Enquanto isso, vamos tirar a manga de eixo (cubo da roda) para sacar os rolamentos velhos...
O martelo também resulta, mas assim é mais fácil...
...e aqui está...
...já sem o centro dos rolamentos e os retentores...
... e reparem nisto: existem de facto umas reentrâncias para bater as caixas dos rolamentos para fora. Por vezes a massa consistente não deixa ver, mas se limparem bem com um pano, de certeza que estão lá...
Não vale a pena usar um martelo demasiado pequeno nem demasiado grande. A barra para bater deve ser firme para não vibrar e o resto vem com a prática. Pancadas firmes e seguras. Sai tudo bem...
Limpo e a postos...
... e montam-se as caixas exteriores primeiro (reparem nas tais entradas para poder bater nas caixas...)...
...sem esquecer a anilha central...
...com massa quanto baste...
...e lá vai o retentor para o sitio.
Agora reparem o que acontecia com a falange antiga: Bastava larga-la da mão que entrava logo até este ponto...
...e para sair era igual. nem sequer havia fricção. Isto é sinónimo de desgaste excessivo. Montar uma falange neste estado equivale a dizer que os rolamentos não vão trabalhar justos com deviam e, muito mais cedo do que o esperado, vão voltar a falhar. Uma falange é barata e fácil de encontrar, mas...
...só no dia a seguir. Entretanto damos uma volta pelo recinto e por estranha coincidência, hoje são só "Clubbies" por aqui... O " Sunny Yellow"...
O "Racing Green" (Mad Max limited edition) do Eduardo e do Paulo...
...o 1100 " Black Jack " do Luis... (post para breve...)
...e ao fundo..., o meu companheiro de tantas lutas..., " The Blue Knight". Espetáculo de sitio! Pode não valer nada, mas se soubessem o quanto eu adoro o que faço, saberiam o quanto vale esta foto para mim. Obrigado por me deixarem fazer o que mais gosto de fazer!!!  Bom...
...começa o dia e uma outra falange aparece por aqui...
...e num instante o mini começa a ganhar forma. a montagem disto tudo é precisamente o inverso da desmontagem...
...e antes que se esqueçam..., apertem bem a transmissão e  montem o devido freio (golpilha) no sitio... Despachado na frente, vamos para a traseira...
...e se por fora tudo parecia normal...
...assim que tirei o tampão, mudou logo de figura. Existem várias hipóteses para isto acontecer, mas nenhuma delas é boa...
A massa deve ficar dentro do cubo, mas se saiu, foi porque algo não foi bem feito antes. Pode ser excesso de massa ou aquecimento excessivo dos travões, mas agora vamos garantir que não acontece outra vez...
... começamos sempre por aqui: desafinar os travões ( não se esqueçam de destravar o travão de mão antes de começar...)...
... e felizmente, neste caso, a massa não chegou aos calços. Por vezes, o excesso de massa provoca uma falha no retentor junto ao prato, mas hoje não há disso...
...apenas o normal. Limpamos isto tudo bem limpo para...
...chegar aqui: A porca do cubo de trás do Mini. Não há muito a dizer acerca disto, mas mais do que saber que a chave certa é uma 15/16" (24mm), convém também recordar que a porca do lado esquerdo (lado do condutor) desaperta para a direita...
...e sendo assim, aquela chave teve que rodar no sentido dos ponteiros do relógio para que a porca saísse...
Porca e anilha fora, e sai o cubo com facilidade...(por vezes a caixa interior do rolamento traseiro fica presa, mas acaba por sair depois com um martelo e um escopro sem grande dificuldade...)
Depois de limpo é mais fácil de ver as tais saliências de que falei antes. Tal como no cubo da frente, também aqui existem os tais espaços para usar um punção para bater nos rolamentos. Não se assustem, porque é mesmo assim. Claro que podem usar uma prensa, mas assim também serve, e até é mais "vintage"...
Kit novo...
...operação inversa...
...e é um instante até ver o Mini novamente na estrada, e desta vez sem o típico barulho de fundo...

Mais uma vez, obrigado a todos os que têm pacientemente esperado por novidades, e que se recusam a esquecer este "cantinho". Já não há desculpas nem justificações, apenas dias em que se consegue, e outros em que nem por isso... 
Recuso-me a desistir, e mais do que isso, faço-o com um sorriso da orelha a orelha. A "coisa" está difícil sem duvida, mas baixar os braços está fora de questão...
Espero que entendam...
Deixo-vos também esta musica, que tantas vezes tocou dentro do meu clubman, nos tempos da inocência...
 
Fiquem bem...
 
Um abraço.
 
RT

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