terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Caixa de velocidades Mini - Carretos da segunda e terceira velocidade.

Boa noite.

Acompanhamento: https://youtu.be/8Y6ruIXYmXY

A caixa de velocidades do Mini. Já falei aqui acerca disto, mas sempre que tenho oportunidade, gosto de relembrar estes pequenos detalhes, que geralmente passam despercebidos...  
...a montagem dos carretos da segunda e terceira velocidade. Não é bem o "segredo", mas a técnica para os montar é bem mais fácil de entender com fotos, e é por isso que fiz este post. Uma imagem vale mil palavras e muitas horas de tentativas....
Vamos precisar do carreto da segunda velocidade ( o que não tem furos no face da anilha sincronizadora...), do rolamento de agulhas largo (igual para ambos os carretos) e disto: A anilha de freio, a mola e a cavilha.
Com o rolamento de agulhas oleado e no sitio, inserimos a mola no veio...
          
...deslizamos o carreto até á posição dele e instalamos a cavilha...
...pegamos nesta anilha, que nesta foto mostra a parte de BAIXO, que fica virada para o carreto...
...alinhamos o "chanfro" da anilha com a cavilha...

...e com a ponta de uma chave de fendas fina, empurramos a cavilha para dentro, ao mesmo tempo que pressionamos a anilha contra o carreto. Não é difícil, mas requer alguma sensibilidade...
...e já está! Agora reparem que a anilha...
...fica com as estrias alinhadas com as do veio, e com a ajuda daquele pequeno furo...
...rodamos a anilha até ouvir o estalido da cavilha a encaixar nas estrias. Nesse momento as estrias da anilhas ficam desalinhadas com as do veio e está então trancada de vez!
Passamos para o carreto da terceira. Rolamento de agulhas no sitio...
...e isto! Carreto, anilha, mola e duas cavilhas! Vamos lá então...
...mola e cavilhas para o sitio...

...e treinem esta manobra. Vai fazer falta para montar o carreto no sitio...
...e quando estiver no lugar, alinhem os furos do carreto com as cavilhas. Têm que estar os dois lados certos...
 ...para fazer isto! É preciso empurrar ambas as cavilhas para dentro para que a anilha consiga entrar. Geralmente encaixo primeiro um lado e depois o outro...
 ...e encaixou. Como na outra situação, as estrias ficam alinhadas com as do veio...
...mas basta rodar a anilha e trancá-la no sitio. Neste momento têm os carretos da segunda e da terceira montados no veio. Agora é só montar o resto do veio, o veio dentro da caixa, a caixa no motor e o motor no carro...!!! Dá trabalho, mas também se não for assim...

RT 

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