domingo, 15 de abril de 2007

E o Datsun continua a ganhar forma...

Ainda ás voltas do SSS do Helder, mas agora foi a vez do lado do passageiro. Acho que até devia estar pior que o lado do condutor, mas a experiência que ganhámos ao fazer a primeira vez, tornou este segundo arranjo muito mais fácil. Entre cortar a chapa velha e acabar de pintar a nova não devem ter sido mais de 10 horas de trabalho. Optámos por cortar bocados maiores, mas mais fáceis de duplicar, e ao fazer isto, tambem encontramos chapa mais resistente e com menos ferrugem do que se tivessemos cortado á tangente dos buracos. Convém relembrar que nem eu nem o Helder somos chapeiros, o que torna estas situações em verdadeiras aventuras, mas mesmo assim, mais uma vez, tivemos o cuidado de reproduzir rigorosamente igual ao que estava. O feitio, a disposição e o numero de chapas estão tal como de origem. Não deixamos chapa velha por baixo de nada e todos os bocados novos foram soldados de topo e não sobrepostos.

Cortar o mais direito possivel é uma grande ajuda, facilita muito a duplicação da peça...


Neste caso, a peça teve que ser feita por etapas e depois aplicada como se fosse só uma. Antes de começar a soldar, todas as peças dever encaixar com exactidão e sem folgas ou subreposições...


Uma das tarefas menos fáceis, é a rectificação das soldaduras. É ruidoso, saltam faiscas por todo o lado e de vez em quando, o disco da máquina prende em qualquer lado e prega-nos um susto...


Nem sempre se pode ter acesso á parte de dentro de uma embaladeira, por isso aproveitámos e tratámos tudo com conversor de ferrugem (Foscot) e depois com aparelho primário.


Quase a acabar...Agora é só tratar a chapa e colar o material anti-ruido que o Helder comprou. De seguida vamos "dar um toque" no guarda-lamas e deve estar quase a jeito de ir á inspecção. O verão está quase aí e o datsun tem que estar pronto para as curvas...

Rui Tiago

1 comentário:

O meu Datsun SSS disse...

Gajo,ao fim de muito tempo, finalmente já actualizei o meu blog....é favor de visitar e comentar please.
O teu como sempre continua muito BOM e cheio de informação util.