domingo, 22 de abril de 2007

Mini Sport - Edição Limitada 1979

Para quem conhece a história do Mini, sabe que existem versões raras e dificeis de encontrar, quer seja pela sua antiguidade, ou pelo seu numero reduzido de exemplares, tais como os Austin/Morris 850 da pre-série (fabricados a partir de Junho de 59 até Setembro/Outubro de 59), ou tambem os Mini Cooper 970 e 1071S (fabricados entre 63 e 64), entre outras.
Mas nem só de modelos ingleses viveu o Mini, a partir de 1968, o carro começou a ser montado tambem em Portugal, nas Instalações da I.M.A. (Industria de Montagem Automóvel) em Setubal, e como é natural, surgiram versões comercializadas exclusivamente no mercado interno, que diferem bastante das que encontramos no estrangeiro. No entanto, em 1979, o fenómeno do Mini celebrava já 20 anos de idade, e por todo o mundo foram feitas edições especiais para comemorar esse acontecimento. Portugal não foi excepção, e foi por esse motivo que foi criado o Mini Sport (versão Portuguesa)
Desenvolvido a partir da carroçaria do Mini 1ooo, contava com uma extensa e apetecivel lista de extras originais que o tornavam de facto, muito diferente. As jantes eram as magnificas "Cosmic" de 6" que eram acompanhadas por abas nos guarda-lamas tipo "Wood&Picket" e o conjunto era rematado por um par de farois de longo alcance da "Cibié". Por dentro, o volante de tres braços tinha aro de madeira (Motolita ou Raid, não tenho a certeza...), os bancos eram tipo "backet" e para completar o cenário "racing", era montado um "roll-cage" de quatro apoios. A nivel mecanico, o motor era 1100 com um carburador simples e o fumo saia por uma panela de dupla saida da "Speedwell". Os travões são de quatro polies, iguais ao Mini 1000 normal. Traziam tambem o tejadilho forrado a vinyl e eram todos pintados em cor-de-laranja vivo! O carro que aparece nas imagens, por qualquer motivo, já não está 100% original, mas mesmo assim conserva o aspecto exclusivo dos "Mini Sport"...
No fundo, este modelo era o mais parecido com um Cooper S que o comum dos automobilistas podia comprar. Outro facto curioso acerca destes Minis é que, todos o que conheço começam a matricula por HP-66...qualquer coisa. Presumo que tenham sido todos matriculados de uma assentada só e ficaram seguidos...

Os faróis auxiliares não são os originais, mas reparem nas jantes e nas abas. O roll-cage lá dentro...
Este emblema é mais dificil de encontrar que um Cooper S inteiro...
A "Speedwell" desapareceu por causa do gancho de reboque, mas as faixas com o S estão no sitio...

7 comentários:

O meu Datsun SSS disse...

Cheira-me que andaste á procura de reliquias..onde é que encontraste esta????

Rui Tiago disse...

Torres Vedras!!! É quase nosso vizinho...

Cardoso.HC disse...

Boas Rui,


Será que ainda sabes onde está esse Sport?

Anónimo disse...

Eu tenho um mini sport que não está original é pintado de azul metalico com a bandeira inglesa no tecto com a matricula nºhp-66-04 é uma pequena maquina mas estou a pensar em vender porque tenho máis classicos e tenho de me desfazer de alguns meu contacto 245366190 e sou ANTONIO SANTANA

Anónimo disse...

boas amigos. eu tenho um mini sport 1100 que comprei a pouco tempo. todo original e restaurado. quanto é o valor dele pra saber se nao fui enganado!! abraço

candidopinto disse...

Já tive uma maquina dessas, é espetacular. A mais de 20 anos disseram-me que só haviam 8 em Portugal.

Anónimo disse...

Tenho o HP-66-06 original e foi alvo de um artigo na revista Auto Hoje. Quem os tem deve conservá-los pois já existem muito poucos.