sábado, 28 de abril de 2007

Motorclássico 2007 FIL-Lisboa

Olá a todos:

Pela quarta vez seguida, acontece em Lisboa, o Motorclássico, salão de venda e exposição de viaturas e material antigo, que decorre na FIL até ao dia 28 de Abril. Como sempre, o salão é caracterizado pela elevada qualidade e diversidade de escolha dos automóveis para venda e é possivel adquirir desde um Mini até um Dogde Viper RT10 ou mais, tudo depende dos gostos e bolsas dos interessados. Ao nivel do material, quer novo ou usado, as opções são várias, mas já todas sobejamente conhecidas do publico em geral. Os preços continuam um pouco elevados e a procura demasiado baixa, tal como acontece com tudo o resto por esse pais fora...
Este ano a grande novidade do certame eram os carros do acervo da "garagem do Ali Bábá", e de resto, foi esse um dos principais motivos da minha visita á exposição, assim como de mais umas centenas ou milhares de pessoas ligadas aos clássicos. No fundo, acho que todos queriam ver com os próprios olhos o "tesouro" que tanto tem dado que falar por esse mundo fora...Acerca deste assunto, a minha opinião é de que, os carros de facto existem, e de facto estão á venda, mas os contornos da história são pouco nitidos, e não é que isso retire qualquer valor ás máquinas, mas sugere alguma especulação nos preços, o que começa a tornar os clássicos num negócio de ricos, o que não é muito salutar para quem tem Minis, VW's ou Datsun's e começa a receber o rótulo de "ricaço" por ter um carro antigo. Aliás, este ano a publicidade em torno do evento foi mais que muita, mas sempre baseada no apelo ao "investimento num clássico, porque a tendência é valorizar..." Tudo muito certo, mas..., e o gosto e dedicação pelo património automobilistico português??? Será que os clássicos se vão tornar apenas num negócio tal como o futebol??? Espero que não! Quem tem um clássico, fá-lo pelo gosto de reparar, possuir ou conduzir um automóvel diferente, com personalidade ou valor estimativo, que de uma forma ou de outra, fez, ou faz, parte dos nossos sonhos de criança crescida, por ser bonito, por ser igual ao do avô, por ter sido o nosso primeiro carro, por gostar dele apenas..., enfim...,por muitos motivos!
Como sempre, tentei tirar o maior numero de fotos possiveis, para que fiquem com uma ideia do que foi a exposição deste ano, mas com tanto para ver, é dificil estar concentrado ao máximo, mesmo assim aqui fica uma amostra...
Lotus Elan...
Dogde Viper RT10...
Corvette Stingray...
Mini Cooper S...
Jaguar XK 150...
Lamborghini Diablo...
BMW Isetta da garagem do Ali Bábá...
Fiat 600 Abarth...
Aston Martin DB4...
Datsun 260Z...
Cadillac...Este não sei a marca, mas que era giro...Parece uma foto de um salão de usados em meados de 60...
Ferrari Dino...Caras conhecidas tambem fazem parte de uma feira, neste caso o Sr António Gil (á direita), director da revista Topos & Clássicos á conversa com um "bicavalista"...As motos tambem estiveram presentes...BMW...MGB' "antes e depois"...Até as "Tractions" andavam por lá, esta tambem do Ali Bábá..Mais um Studbaker...
E mais...
E outro...
VW split...Austin Cooper S... E finalmente um Austin Cooper 1000..., todos da famosa garagem...!Noutro lado podiamos encontrar um lindissimo Opel GT, nesta caso com motor 1100cc de origem...A Mercedes Benz que foi o primeiro carro de exteriores da RTP...Um Jaguar MKII...Alfa Romeo spider do clube dos alfas...Uma "ramona" da PSP...Club Morgan de Portugal...O Alba, veiculo português construido em 1952, que antingia os 200 km/h..."La Traction" descapotável, uma joia de 100 000 euros...Um Mini 1000, bonito e sem exageros, simplesmente Mini...O A.J.A. tambem marcou presença e este Datsun 1200 era parte do stand do club...Carros, motas, peças e...conversa. Tudo faz parte de uma feira, mas as conversas e as trocas de ideias são uma das partes mais importantes do acontecimento. Aqui o Blardy a mostrar o cofre do motor do Datsun a outros aja's...Porsche 356...O trio maravilha do Club dos Porsche's...Uma panoramica da festa...Outro Opel 1900GT...Triumph TR4...Um 356 ainda com as "pinturas de guerra" do ultimo rallye em que participou...Um dos "bijoux" da exposição era esta VW Combi adaptada para caravana, um espanto...Um americano "NO CLASS"...Porsche...Alpine A112...MG Metro 6R4, um "canhão" de trezentos e tal cavalos...A Fórmula 1 já foi assim...
UM Fiat 500...E um Fiat 500 "jardiniera"...Um motor de um Citroen "arrastadeira"...Stand de peças novas "Artur&Mesquita" do Porto...
"Nuestros hermanos" da Cambridge Motorsport...A "MINIcompetition" da Lixa...Mini Cooper S...E finalmente, dois Mini 850 do stand do Club Mini de Portugal.
É notório o aumento de todo o tipo de assunto que se relaciona com automóveis clássicos. Desde peças, serviços e viaturas, tudo está cada vez mais disponivel e popularizado. A internet contribuiu muito para que isso acontecesse, mas é a vontade e dedicação dos proprietários que faz mexer toda esta "engrenagem", que vai ganhando cada vez mais fãns em Portugal. Esperemos que todo este entusiasmo se transforme em passeios, rallyes e concentrações, para que os carros saiam á rua em vez de ficarem nas garagens, a fim de poderem ser usados por quem os sustenta e admirados por quem os vê.
Para o mês de Maio temos a Automobilia de Aveiro, e como sempre, vou tentar fazer um post sobre o evento. Espero que tenham ficado com uma ideia do que foi o salão Motorclássico deste ano e tambem que tenham apreciado o meu trabalho. Comentários são bem vindos...
Rui Tiago

Sem comentários: