segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mini 1000 - Performance discreta....

Bom dia!
Apesar de todo o reboliço de roda do Cooper, o meu 1000 também teve direito a uma consulta. Ainda estava com as afinações do dia em que fui buscar o Miguel, e com a agravante de ter os pneus 5.20-10 montados, o que naqueles dias de "pé pesado", consegue assustar a sério...
Não deixa de ser engraçado pensar como é que antigamente os condutores (e pilotos..) de Minis conseguiam andar "em cima" daqueles pneus, que até a direito parecem andar de lado(???)...Sim..., é verdade. Com meia dúzia de centimetros quadrados de borracha no chão, a estabilidade do Mini fica muito abaixo do que é recomendável, embora muito mais confortável sem dúvida... "Pedrógão Grande - 1969. Oficina da Classic Car Garage."
Com exepção de alguns pequenissímos detalhes, em 40 anos, o que realmente mudou nesta imagem foram as máquinas fotográficas, que hoje em dia já tiram fotos a cores, porque de resto parece que ainda estamos em 69...
É quase uma máquina do tempo...
Quase que não dá para ver, mas o 1000 já está mais baixo (HO-LO's...), os SPAX já estão no nivel 5 e os camber's já andam negativos. Os Camac estão arrumados e por isso não faz mal nenhum andarem com 2º á frente e 4º atrás. É muito, mas também é giro...A caixa de velocidades está a pedir reforma, mas o 998cc. que puxa o Mini ainda faz alguns brilharetes, e uma vez que não tem "cabedal" para se encostar aos "grandes", tem que ter capacidade dos os "agarrar" nas curvas...
Não há dúvida, com ou sem "sprints", o meu 1000 é mesmo fixe de conduzir, e então assim...
RT

1 comentário:

Gito disse...

Perco horas a ver os teus posts quanta dedicaçao e devoçao aos minis e aos classicos em geral parabens