quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O primeiro post de 2009...

Bom dia e bom ano de 2009.
Após um revellion á maneira, nada melhor do que começar o ano a fazer aquilo que mais gosto: andar de Mini!!! O destino eram umas aldeias aqui muito perto de casa, mas com um Mini é mesmo assim, sai-se de casa e nunca se sabe onde é que acaba, e eu tambem queria um cafézito, e como estava tudo fechado, fui andando...
Sai de Leiria......e cheguei a Castelo Branco. Foi rápido...Rio Zêzere. Aqui tão perto...Passei Cernache do Bonjardim e apontei a Ferreira do Zêzere pela estrada antiga, mas com uns desvios que eu não sei o nome..."-O dia está bom, o ambiente ainda é de festa, vá de tirar uma fotos semi-artisticas..."Vista do banco do passageiro do meu Mini...O Zêzere outra vez......e a sua estrada "nova" lá em baixo. Acho que gosto mais desta......porque acho que nos faz andar nas nuvens......e permite uns "sprints" discretos (???) por estas curvas abaixo...Se eu vos contasse, não acreditavam no que vão ver a seguir. Foz da Sertã, o nome é este...Aldeias pacatas, cheiro a lenha misturado com mato, passarinhos a cantar...
"-Parece um postal...". Mas o melhor estava para vir...A vegetação cresce tanto que quase tapa tudo em redor, mas......não consegue! Isto é (ou era...) o Grande Hotel da Foz da Sertã. Abandonado, desprezado e vandalizado,este hotel mais parece o cenário de um filme de terror, mas aposto que se fosse recuperado e posto a funcionar outra vez, haveria por ai muita obra de arquitectos famosos que passavam para quarto ou quinto plano...Curiosidade...Silencio, ar puro e espaço. Como é possivel......perder isto tudo? "-Que escadas tão interessantes... Seguem para dentro de água???"
A verdade é que antes de existir barragem, existiam aqui aldeias......que hoje pertecem aos peixes. Se tivesse trazido o meu escafandro ainda lá ia, mas achei melhor não descer mais... Talvez outro dia..."- Não desabes agora..."O Zêzere tem mais para contar do que se possa pensar...Hotel, termas, águas minerais, piscinas......e tanta coisa bonita que houve aqui......e que fez as delicias de tanta gente, e possibilitava tanto emprego......que tanta falta faz hoje em dia.
Detalhe do interior de uma das muitas salas de banho turco do edificio...Pois é, já foi bonito...Nos seus tempos áureos, estas portas deixaram entrar muita gente importante e famosa. Chefes de estado, actores e muitas outras personalidades da época......que usaram estas piscinas de água natural......que o próprio rio enchia. Afinal tambem era ecológico......mas foi a natureza que o reclamou.Com um ultimo olhar á casa dos porteiros, deixei para trás este espectáculo a pensar no que lhe faria se fosse meu e me saisse o euromilhões...
É uma pena o hotel não ser do BPN, senão já havia dinheiro para o recuperar... (lá estou eu a ralhar outra vez!!! Que mau feitio...)"-Vamos???"Não devia dizer isto aqui, mas conduzir com uma mão e tirar fotos com a outra é possivel, embora dificil......mas não queria perder nada do passeio......que me tinha levado a uma estrada de terra batida.
"- Rallye agora??? Porque não???"Estava tão fresquinha...Podia ter tapado o Mini todo só com as laranjas daquelas três laranjeiras......mas não. O melhor é andar mais um bocadito porque estou a ficar curioso......mas claro que aproveito sempre a oportunidade de tirar mais uma foto ao Mini. Acho que nunca me fartarei de olhar para eles..."-Alcatrão outra vez? Tudo bem, mas vamos lá devagar que há aqui qualquer coisa estranha. O Zezêre está um metro abaixo de nós...""- Pois claro!!!
Há o caminho que leva pró mar, e este deve ser o que leva pró rio...
Sinais dos tempos modernos, a estrada antiga apenas permite a travessia da ponte submersa no pico de Verão, época em que a água baixa o suficiente para os jipes com "snurkle" (acho que é assim que se escreve...) fazerem a travessia com água por cima do capôt. Deve ser giro......mas eu fico por aqui mesmo! É um bom sitio......para umas fotos "diferentes". A esta chamei "Mini Moisés", embora ele não estivesse a sair da água. Mas isso tambem só nós é que sabemos..."Mountain Mini"..."Downhill"..."Mini on the rocks" ou "Cold blue"! Tanto faz..."-O aspecto não é dos melhores, mas já passamos para cá e isto não tem saida..."
Apontei para casa......e lembrei-me de mostrar isto. Passo por aqui tanta vez e nunca me lembro da máquina. Já está para lá de restaurável, mas ainda ssim dá pena ver...
Antes que perguntem: Estrada da Graça para Cernache do Bonjardim...
Um dia faço um post só com os carros deste tipo aqui das redondezas, mas há coisas que me custam a ver...
Tempo ainda para......mostrar isto. Esta terra vai ficar famosa muito em breve...
Depois conto-vos...
Pronto, tá bem..., tem a ver com gastronomia! Não digo mais nada...
E pronto!!! Está feito o primeiro "raid" do ano, assim como o post. Espero que aproveitem tambem para tirar a ferrugem das polies, porque não há melhor maneira de começar um ano de crise, do que com um sorriso de "puto com um brinquedo novo"...
RT

5 comentários:

Carlos Monteiro disse...

Passear de mini com paisagens tao lindas no primeiro dia do ano que mais se pode querer .Linda paisagem espetaculo,O mini .

Anónimo disse...

Realmente nao vejo melhor maneira de começar o ano ...um passeio de classico

Anónimo disse...

Oi Rui Tiago

Vejo que andaste a explorar aqui os belos recantos da nossa terra. Tens de passar por cá no verão para dar uns mergulhos ali na Foz, espectáculo!! Dá pena ver aquele hotel assim, não é? Mas serve para fazer umas actividades radicais muito fixes, tipo rapel, paint-ball, etc. E à noite uiiii, grandes farras.
Abraço JM

Ana disse...

Estas paisagens tão lindas só podiam ser da minha terra...Claro!!
Eu adoro morar aqui no meio da Natureza, o nosso rio Zêzere, a Serra Da Santa, em Casal Da Madalena(com uma vista maravilhosa!)o nascer do sol...com o cantar dos passarinhos...
Enfim, só quem ama a Natureza sabe aperciar estas coisas...Tiago obrigado...e BOM ANO 2009.

Arnaldo disse...

Qual seria a hipótese de colocares esse itinerário no Google Earth?
Principalmente desde o Grande Hotel da Foz da Sertã até á parte onde tiraste as fotos com o mini no Rio.

Parece ter sido um dia excelente.

Mais uma vez parabéns pelo Blog.