domingo, 15 de fevereiro de 2009

Material Mini - O verdadeiro valor das coisas...

Bom dia. Este post que se segue é um bom exemplo para um tema controverso que tanta discussão tem gerado no mundo dos clássicos..., o valor de um peça!!!
Sexta-feira 13 costuma ser por excelência um dia de azar, mas para mim, esta ultima foi um dia de sorte. Não porque ganhei algo, mas sim porque tive hipótese de salvar alguma coisa. Eu explico...Eu e o Zé Mário fomos visitar uma pessoa que estava a limpar uns terrenos onde costumava estar armazenada uma espécie de sucata. De carácter particular, o antigo dono ia juntando peças de carros que por lá apareciam, talvez para vender, talvez para guardar...,nunca o saberemos!
O que é importante é que quando chegamos lá, quase de noite, já o camião da sucateira estava cheio até ao limite, e não eram carros, mas sim material a vulso. De príncipio não me apercebi bem do que estava a ver, mas depois de saber que ali tinham sido desmanchados muitos Minis, comecei a sentir arrepios na espinha...Minis..., camião com grifa..., sucateiros que não querem saber de nada..., outro massacre??? Nem queria acreditar que tinhamos chegado tarde...Combinamos lá ir na manhã seguinte...
E fomos......e começámos logo mal! Isto é muito mau sinal......mas parece que afinal nem tudo coube no camião. Gentilmente, a D. Palmira cedeu-nos o direito de procurar entre o que estava, alguma coisa que pudessemos aproveitar, antes que o camião regresse na segunda. E agora deixo-vos com as imagens...Até aqui foi apenas numa pequena part do terreno, mas havia mais uns anexo que ainda tinhamos que visitar antes do sucateiro vir...Fizemos bem em cá vir??? O sucateiro chamava-lhe um "figuinho"......mas nós não deixámos que tal acontecesse! Este 1000 de 69 salvou-se. Mas outros não tiveram tanta sorte......como este! A D. Palmira contou-nos que teve que DAR (sim..., dar...) seis Minis, pois os "fulanos do ambiente" ameaçaram com multas etivemos que os tirar daqui. O meu consolo é saber que foram para alguem que os arranjou, até porque um deles era um 1275GT e alguns 850...Menos mal!LIxo ou tesouro? Nem eu sei responder a essa pergunta. A verdade é que me custa ver destruir o que tanto custou a guardar, embora também saiba que nunca vou usar quase nada disto, até porque fica mais barato e melhor usar novo. Mas não sou capaz de dizer não......a coisas tão giras e singulares. Já há disto novo, e até nem são caras, mas nem que seja para pendurar na parede, esta jante tem uma histório para contar......tal como esta "moca". Felizmente acertaram na cor......mas se destruirmos as provas todas, quem é que prova um dia aos nossos netos que as coisas já foram assim??? Pode não prestar para nada, mas também já não se faz mais disto......manhã do dia 14......depósito MK1......cosmic......fabrico Suisso. A marca é MGB, e são de 13", mas para o sucateiro é apenas aluminio......tal como isto! Uma cabeça do Mini? Não..., várias!12G202??? Vale a pena explicar? Continuando......ainda faltava descarregar aquelas caixas antigas de munições. Lembrei-me então que nem as tinha aberto......mas fizemos bem em trazê-las, não??? Já viram os fechos das janelas dos primeiros MK1???E que tal? Assim de relance vi algo que adorei resgatar da sucata......porque até já não tinha nenhum! Pode não valer nada, pode valer muito. O facto é que se não tivessemos ousado perder um dia e tal de roda disto, iria tudo para derreter e então valor era zero. Material salvo, um Mini resgatado e a certeza de lá voltar hoje para acabar de carregar o que não coube ontem...
Mais que o dinheiro, é o gostar e querer manter que fornece a energia e espirito necessários para fazer disto. Em vez de lixo, estas peças são agora parte de um tesouro..., nem que seja de brincar.
RT

6 comentários:

Luz disse...

Olá colega....Lembraste de mim? Sou a Luz q trabalha na portagem de Monte Redondo...(por enquanto...lol),gostei muito do teu blog e é incrivel como existem pessoas como tu que dão muito valor ao que para outros não passa de um monte de lixo....fico muito contente por teres feito este achado e espero que tenhas muita sorte neste teu hobby que tanto gostas...tb vi o blog da tua esposa,está muito giro tb (faz mais o meu estilo...hihihi...).
Beijokas e felicidades

Anónimo disse...

Espetáculo esse dia, salvar um mini e várias peças que para muitos são só sucata mas para nós que gostamos são realmente um tesouro, parabens pela descoberta ..
Comprimentos.
Carlos Monteiro mini car garage.

Anónimo disse...

grande achado meu, (eles andam ai), se ninguem tiver a sensibilidade para presevar o antigo, vão ser cometidos os mesmos erros do passado...
Ainda bem que foste ao encontro desse tesouro , pois muito possivélmente iria tornar-se em aço liquido e posteriormente ser usado na construção civil na forma de verguinhas e vigas I, acontece como na natureza com a excepção que aqui tudo se cria, nada se perde, tudo se transforma,(mais ou menos), ainda bem.

ssssssssssssssssssstttttttttttttttt

Anónimo disse...

já agora , mesmo muito valioso é o que aparece no canto inferior direito da última imagem e que tem o formato redondo, é mesmo de luxo...

ssssssssssssssssssstttttttttttttttt

Castanheira disse...

Sou visitante regular do seu blog, que acompanho com muito gosto. Pelas palavras e fotos, dá para perceber o entusiasmo com que se dedica aos carros antigos, nomeadamente aos Mini's.
Desta vez, senti necessidade de deixar o meu comentário, pois revejo-me na sua postura de não conseguir que essas preciosidades que encontrou abandonadas prontas para seguir para a sucata, sigam esse destino inglório. Espero que consiga aproveitar algumas delas, da mesma forma que espero vir a ver aqui fotos daquele Mini 1000 de 69 recuperado e a andar.:D
Os meus Parabéns pelo blog e acima de tudo pelo trabalho e dedicação com que dá vida a estas pequenas e maravilhosas relíquias que são os Mini's.

O meu Datsun SSS disse...

Gajo,
Soube desta descoberta hoje pelo teu pai, já acalmaste a euforia??

Fico contente por saber que este material, que para muitos é apenas LIXO, foi parar ás mãos de quem o conhece e lhe dá o REAL valor.
Não me ofereço para ajudar a limpar porque estás longe, senão já sabias, lá tinhas mais umas horas de entretem na "baiuca"...eheheh

Abraços.
Helder Ramos