quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Jantes 13 para Mini- Abas sportspack

As jantes de 13" são cada vez mais comuns entre os adeptos dos Minis em Portugal. São bonitas, são permitidas por lei (após averbar o livrete...) possibilitam o uso de discos de travão maiores e tornam o carro muito mais estável, sobretudo em curvas rápidas. No entanto, há alguns aspectos a ter em conta antes de optar por esta solução. A montagem destas jantes não é assim tão simples quanto isso, não basta montar apenas as jantes. Qualquer tipo de jante 13", quando usada com discos de travão (qualquer tipo), fica fora do limite da carroceria, e todos sabemos que isso é proibido por lei, com direito a apreensão dos documentos do carro..., por esse mesmo motivo é necessário montar umas abas de guarda-lamas que cubram a totalidade do pneu, ou pelo menos grande parte...No caso das jantes terem um "offset" grande (aba exterior...), vai ser necessário cortar os guarda-lamas da frente para o pneu conseguir passar sem bater na chapa. Como podem ver, não é assim tão simples quanto isso montar jantes 13"..., mas vamos lá tentar...
O desgraçado..., ah..., desculpem..., queria dizer, o "sortudo" que vai receber as jantes.!!! Por ser a primeira vez que fiz isto, houve de facto uma certa hesitação em furar um carro neste estado, mas tudo bem, vamos lá...
A primeira jante foi fácil..., mas agora começa a complicar, porque o kit de abas que veio da Minisport não trazia os autocolantes que servem de guia para os furos, e as abas mexem mais que umas enguias vivas...É preciso ter uma boa dose de calma, ou sorte...
Um ultimo vislumbre do carro normal, antes de passar ao "ataque"...
...e já está! Agora não há remédio, e só paramos quando tiver tudo montado, pelo menos até chegar a...
...isto!!! Antes que desse por isso, as abas lá foram montadas. E penso que até correu bem, visto terem ficado certas com a carroceria e com o feitio dos guarda-lamas. Deu muito mais trabalho do que eu tinha calculado, porque as fixações são feitas com porcas, o que quer dizer que, para apertar todas as porcas da aba traseira, tive que desmontar os bancos de trás para tirar as forras laterais que devem ter nascido naquele sitio...
...mas valeu a pena! Que estilo! Ainda falta cortar os guarda-lamas da frente para poder rebaixar até ao nivel indicado...
A roda de trás sem a aba. Como é que se explica isto a um policia??? E nesta fase ainda estava com a polie do 1000, porque ainda levou uma mais larga para alinhar com a roda da frente...
Jantes 13" X 7" com polies 1275GT ficam assim. O pneu fica relativamente dentro do limite da aba...
E apesar de não serem originais, as abas são bom moldadas e ajustaram-se bem ao carro...
Tal como as da frente...
Depois de estarem todas montadas, vão ser desmontadas para abrir os buracos dos piscas laterais e cortar os guarda-lamas. Vou actualizar assim que possivel.
RT

5 comentários:

Anónimo disse...

prety cool

ssssssssssssssttttttttttttt

"sortudo" disse...

está mesmo lindo!!! e eu tenho de vir ver esta pagina todos os dias! sao muitos anos e muito dinheiro gasto para o ver assim! obrigado por teres tornado o meu pequeno- grande sonho tornado realidade!!

Anónimo disse...

boas tardes
sera que me pode ajudar?
eu comprei umas jantes superlight pro meu mini 13*7 e estava a ler o vosso post e repararei que dizem que se tem que cortar a chapa.
por acaso nao me podem ajudar e explicar-me quanto é que tenho que cortar e se a alguem que tenha moldes pra fazer o corte?
comprimentos

Anónimo disse...

corte da chapa....
boas eu nem assinei o comentario nem deixei forma de contacto pro caso de me puderem ajudar
martinezz@sapo.pt

Anónimo disse...

Ola, what's up amigos? :)
Hope to get some help from you if I will have some quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)