sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Vanden Plas Princess 1300 - O pequeno "Rolls Royce".

Sem cura!!! É esta a defenição de uma pessoa que faz o que eu faço. Trabalho que nunca mais acaba, carros que chegam para dar e vender, e mesmo assim não resisti a mais um apelo...Eu tento resistir mas..., não tenho mesmo cura! Desta vez foi este verdinho..."Vanden Plas Princess" 1300 Saloon. Fabricado em 1969, este é sem duvida um dos membros mais interessantes da familia "ADO 16", ou como é mais conhecido..., Austin 1300.
De aspecto semelhante, este modelo é na verdade muito diferente. A mecânica é parecida, apenas usa dois carburadores em vez de um só, mas as grandes diferenças são os pormenores, tanto interiores como exteriores. Este carro tinha a alcunha de "Pequeno Rolls Royce", e não era por acaso...
De aspecto semelhante, este motor é um pouco diferente do seu "primo" Austin 1300. Este bloco usa algumas peças comums aos Cooper S, tais como os carburadores, bielas, pistons, válvulas, etc..., mas ao contrário do que é comum ouvir, este motor NÃO É igual ao do Cooper S. É parecido, mas não tão robusto.
Com interiores simples, este modelo vinha forrado com aplicações de madeira de nogueira no interior...
...,bancos em pele, porta bebidas nas costas dos bancos da frente e porta-luvas e uma série de outro pequenos detalhes que o tornavam no topo de gama dos modelos "1300" da British Leyland.
Já em casa, após desfazer algumas incorrecções na montagem da placa do distribuidor, foi com extrema facilidade que o pusemos a trabalhar. Com um "ronco" forte e certinho, o motor deu mostras de estar em bom estado, mas por agora é cedo para ter certezas. De seguida vamos tratar das suspenções e dos travões, e só depois de o fazer circular um bocado, é que vamos realmente saber o seu estado. Para já é um projecto a juntar aos outros todos, mas devo confessar que já estou afeiçoado á "máquina"...
A titulo de curiosidade posso dizer-vos que este mesmo carro foi usado no anuncio do "fiambre da Nobre - Finissimos", onde um casal chegava a casa dos pais dele, e após provar o fiambre, a rapariga tornava-se "finissíma", e quando iam embora, ela fazia questão de ir sentada no banco de trás, com o marido a fazer de choffeur particular. Bonito, raro e estrela de TV. Interessante este carro...
RT



5 comentários:

Arnaldo Monteiro disse...

Gostei da "mesinha" tipo avião, para os passageiros...

Vai ser interessante seguir o restauro.


Cumprimentos

Anónimo disse...

Vai ter algum trabalho pela frente nesse seu restauro, isto dito por uma pessoa que tem um todo restaurado. deixo o meu mail para se quizer trocar algumas ideias. Luistmcarvalho@gmail.com

Anónimo disse...

Parabens, conheci muito bem este carro quando trabalhei no JJ Gonçalves em 1970 e são espetaculares, merece um bom restauro.Encontra peças na Av. Defensores de Chaves na boutique 81 em Lisboa.

Gustavo disse...

Muito bom seu blog, acabo de descobi-lo pelo google.
Estarei sempre visitando. Te convido para ver meu blog, temos muito em comum.

ricardo disse...

boas tenho 1 tambem e gostava de saber arranjo o pisca frontal do lado do condutor? obrigado
depois posto fotos