sábado, 17 de setembro de 2016

Afinação do carreto intermédio (louco) da caixa de velocidades Mini.

Bom dia.
Musica: https://youtu.be/fe06vGiTJRE

Antes de fechar um motor/caixa do Mini, há um aspecto muito importante a ver, mas que tantas passa despercebido, a afinação da folga lateral do carreto intermédio, ou carreto louco, da caixa de velocidades. A bem da verdade, este carreto não pertence à caixa, mas ao grupo chamado "carretos de queda" ou "drop gears" como são designados em inglês. É uma tarefa simples, mas deve ser feita com algum cuidado, pois pode ter consequências desastrosas para o motor, mas o mais comum é ficar fazer uma barulho irritante tipo biela a bater, e mais tarde romper a tampa que o separa da embraiagem.
Faces bem limpas, tudo seco e leve...
...e começamos por medir a folga entre o carreto e a anilha. Entra a caixa e anilha também dá, mas por vezes existem defeitos no alumínio que podem dar uma leitura errada. Procuramos um valor entre 0,08 e 0,20 mm. Acima ou abaixo disso não está bem. Se não estiver correto, desmontamos outra vez...
...e vamos trocar as anilhas...
...por outras mais largas ou estreitas conforme necessário. Eu uso um comparador/micrómetro deste género, pois é mais preciso do que o habitual paquimetro.
Por vezes é necessário recorrer ao stock até encontrar o que se quer...
...e caso o façam, cuidado com as diferenças entre uma anilha A e A+. O furo A+ é mais largo e não vai trabalhar correctamente!
Entretanto terão que levantar o motor para o montar em cima da caixa. Eu uso este sistema. Os grampos originais BLMC e uma verguinha com uma argola. Nunca me deixou mal.
O motor fica bem equilibrado...
...e depois de montar a tampa da distribuição no sitio...
...baixa-se tudo lentamente, com especial atenção ao vedante meia-lua que fica entre o cárter e o bloco. Antigamente chamava-se "chouriço da cambota" e qualquer aprendiz de mecânico tinha que saber isto na ponta da língua...Eu meto-o atrás da distribuição e baixo-o contra o cárter. Ao contrário pode cair para dentro da caixa ou ficar mal metido e se não derem por ela, vão ter que desmontar tudo outra vez e corrigir
...e agora com a folga do carreto já afinada, montamos tudo á vontade.

RT


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