quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Capas de biela - Como avaliar o desgaste.

Bom dia.

Sugestão musical... https://youtu.be/nhPaWIeULKk

Este post é muito simples, mas ainda assim importante para quem não tem tanta prática como isso nas lidas da mecânica. Como verificar o desgaste das capas de biela ou de cambota. Basicamente, quando as temos desmontadas são logo substituídas, mas para poderem identificar quais estão boas ou más ( a fim de poderem chegar a uma conclusão sobre o motor que têm á vossa frente), aqui fica um exemplo.
Na foto acima estão 3 "capas de biela" ou "bronzes" ( Big end bearings - bielas, ou main bearings - cambota). Estas peças são montadas nas bielas ou nas chumaceiras da cambota e servem para reduzir a fricção e determinar a folga entre as diversas peças móveis do conjunto bielas/cambota. São feitas de aço e revestidas de um material metálico resistente á fricção (quando devidamente lubrificadas com óleo). Todas a voltas que o motor produzir irão sobrecarregá-las de esforço e temperatura, pelo que o desgaste é algo que devemos ter como garantido. Por outro lado, um desgaste excessivo significa que o óleo se vai escapar muito mais facilmente e baixar a pressão no circuito todo, com resultados desastrosos para o resto do motor. A capa da esquerda está usada, mas ainda em bom estado. Substitui-la era ideal, mas ainda podia ser usada sem problemas. O material anti-fricção está lá todo e não tem riscos ou marcas profundas. A do meio está usada e já pode ser trocada, pois o material está gasto na zona central e em breve vai ganhar folga, não compensa e é arriscado utilizá-la de novo. A da direita está acabada. Todo o material de desgaste desapareceu e a folga já não está correcta. O óleo vai escapar em demasia e vai fazer o típico barulho de biela a bater, que em RPM's elevados pode falhar com facilidade. 
Sendo assim, da esquerda para a direita: boa (pode ser reutilizada), a substituir (sem necessidade de rectificações) e demasiado gasta ( com prováveis danos na cambota).

Espero que vos seja útil.

RT

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