quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Austin 8 de 1947. Reparação do motor.

Esta semana chegou um motor de um Austin 8 de 47 que entre outras coisas, estava com pouca compressão e exesso de fumo azul...Após medirmos a compressão dos cilindros, a decisão foi fácil de tomar, é para tirar e abrir para ver até que ponto está mau...

De válvulas ao bloco, este pequeno motor é na realidade o antecessor do famoso série A que equipou mais tarde os Minor e depois os Minis. É interessante a quantidade de semelhanças entre os dois tipos de propulsor.
De construção robusta, este motor ainda não dispunha de bomba de água, sendo a refrigeração feita por sistema de "cifão", ou seja, a água quente (mais leve...) sobe até entrar no radiador , onde é arrefecida pela ventoinha e pela deslocação do carro, até descer e entrar novamente no bloco. Estranho??? Para as necessidades do carro chegava, e alem disso, antigamente, as pessoas tinham mais tempo para esperar caso o motor começasse a aquecer. Velhos tempos em que ir de Lisboa ao Porto era um dia de viagem...
Cabeça fora, e o aspecto era este! Algum desgaste dos cilindros, mas o pior eram as válvulas. As sedes e as guias estão muito gastas. Vai ser necessário reparar tudo.
Aspecto da cabeça. Não há muito a dizer, facear muito levemente e montar.
As válvulas ao bloco. Neste caso até já têm afinadores, mas existem motores (americanos sobretudo), em que as válvulas não têm afinadores. A folga é ajustada com uma lima, desbastando o necessário no topo da válvula. Afinar válvulas num V8 desse tipo, é coisa para um dia ou mais de trabalho, depende do modelo. Abençoadas "touches" hidráulicas...Solução encontrada para suster as "touches" e tirar a A. cames, aqueles "ferrinhos" que sobram dos rebites. Dá sempre jeito ter alguns por perto.A a. cames. A de cima é ado Mini. Confesso que nunca tinha visto uma de um Austin 8, e se não soubesse de onde era, diria que alguem tinha transformado uma de um Mini. Mais uma semelhança entre os motores.Ligeiramente mais comprida mas aplicavel, esta é a principal diferença que impede de facto a montagem de uma cames de Mini no Austin 8. O encaixe para o carreto da distribuição é totalmente diferente, ou corriamos o risco de ter um Austin 8 com uma 286 ou até mesmo uma 649 e a dar quase os 100 km'h...
Fora de brincadeiras, o trabalho vai continuar, e como sempre, vou tentar estar o mais actualizado possivel. Até breve.
RT

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