quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

MGB "pull handle" 1965. Mais uma história...

Hoje apareceu na C.C.G. um MGB de 65 para uma "vista de olhos". O motor foi afinado e, embora precise de reparar o distribuidor que tem muita folga no veio, o trabalhar da "máquina" ficou mais certinho.
Outra operação que fizemos esta tarde, foi a lubrificação das jantes e dos cubos, porque as jantes raiadas destes carros quando ficam muito tempo sem ser desmontadas, podem ficar gripadas nas estrias dos cubos e causar muita "dor de cabeça". Antes que isso acontecesse, optámos por prevenir...
Bonito e com um som inspirador. Inglês mais classico que isto não deve haver...
Aqui começam os truques. Há por ai muito boa gente que não sabe como se desapertam estas jantes, e o resultado costuma ser desastroso. A palavra "UNDO" significa "desfazer", ou neste caso, "desapertar", e apesar de pensarmos que deve ser engano, as porcas do lado direito do carro, desapertam ao contrário do que é normal. No caso dos Jaguar's que usam o mesmo sistema, mas sem a aplicação da chave porque as porcas têm uma espécie de "orelhas" próprias para bater com um martelo de bronze, já vi quem batesse nas porcas até partir alguma coisa ou desfazer essas mesmas "orelhas" apenas por desconhecer este dado.
Com a chave no sitio, bate-se com um martelo vulgar até aliviar a porca...
... e com um pouco de sorte, acontece isto: a roda sai facilmente. Reparem nos pernos que serviam para segurar a jante de ferro se fosse esse o caso. Aqui servem para segurar o cubo com as estrias para estas jantes...
E cá está! aplica-se uma camada fina de massa cobreada e em principio temos o problema resolvido por muito tempo. Se possivel usem sempre este tipo de massa porque é muito mais resistente ao calor dos travões e não corremos o risco de lubrificar os discos, o que para algumas pastilhas e discos que chiam mais que um cabrito desgarrado até dava jeito, mas enfim...
Agora não há desculpa para ficar apeado por não conseguir tirar as jantes fora...
RT

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