quarta-feira, 14 de março de 2007

Carburadores para Minis

Os carburadores são um dos assuntos mais complexos de qualquer automovel e o Mini não é exepção. Desde o seu lançamento, o Mini conheceu vários tipos de carburadores, originalmente, todos da marca S.U. Um carburador não é mais que um aparelho que mistura a gasolina com o ar na proporção correcta e variável de acordo com o acelarador. Existem muitos tipos de carburadores, sendo o do Mini designado de " carburador de agulha" ou de "evasor". A mistura ar/gasolina é regulada por uma agulha que trabalha numa sede postiça e essa mesma agulha é comandada por um piston que trabalha em função da quantidade de ar que passa na admissão. Confuso? Não,não é assim tão complicado, basicamente, quanto mais se acelera mais ar e gasolina passam para o motor na quantidade ideal e o carburador é que trata de tudo sozinho. Os S.U. são fiáveis, económicos e garantem bons resultados, daí o seu uso em quase todo o tipo de carros ingleses. No que diz respeito ao Mini, foram muitas as combinações de motores e carburadores, mas vou apenas falar das mais comuns. Identificam-se através da medida da borboleta e tipo de corpo, por exemplo, o mini 1000 de 1976 usa: 1 x s.u. HS4 1 1/2", isto quer dizer que usa: um s.u. (marca) do tipo hs4 (tipo de corpo) com uma polegada e meia de diametro de admissão (borboleta). Já no caso do Mini Cooper 998 de 1969 diz-se que usa: 2 x s.u. HS2 1 1/4", o que significa que usa: dois s.u. ( marca) do tipo HS2 (tipo de corpo) com uma polegada e um quarto de diametro de admissão ( borboleta) cada um, visto ter dois! A repetição da marca s.u. deve-se ao facto de que, muitos carros foram alterados com outros tipos de carburadores, geralmente de outras marcas, e para evitar enganos, refere-se sempre a marca do que está montado. Pode dar-se o caso de ser um Weber, Dellorto, Solex, Reese fish, Aisin, ou outra coisa qualquer...Tambem é sempre bom identificar qual o tipo de corpo, porque apesar de ser s.u., pode ser: H2, H4, HS2, HS4, HS6, HIF38, HIF44, ou outra coisa qualquer ainda mais estranha...Os mais comuns são os HS2 e HS4, simples ou em par.
Este é um s.u. HS2 1 1/4". Foi usado nos 850 e 1000 até meados de 1973.
Aqui um HS4 1 1/2". Foi usado nos 1000 a partir de 1973, 1275GT, Austin/Morris 1300, Marina, etc...As diferenças para o HS2 são imediatamente visiveis, a boia é á esquerda e os furos de fixação estão na diagonal. Atenção que tambem há HS2 com boia á esquerda e Hs4 com boia á direita no caso de serem dois no mesmo motor...
Este é um s.u. HIF38 1 1/2" do Metro 1000. Cada vez mais aplicado nos Minis, já provou ser uma excelente opção para quem quer fiabilidade e bons consumos. Muito bom até motores 1100 cc.
No que respeita ao uso de um só carburador por motor, este é a joia da coroa dos s.u. Trata-se do HIF44 1 3/4" do Metro/MG 1300. É indicado para motores 1300 e nalguns casos, garante melhores resultados do que dois carburadores. Excelente consumo e capacidade de grandes performances.

Este post é uma análise muito superficial deste tema e pretende apenas ilustrar alguns dos casos mais comuns. Qualquer tipo de questão mais detalhada acerca de carburadores, aconselho a leitura do livro :"How to modify your engine" de David Vizard, disponivel na livraria Ascari do Porto. Rui Tiago

4 comentários:

O meu Datsun SSS disse...

E depois digam lá se eu não tenho razão: ESTE TIPO É MESMO UMA ENCICLOPÉDIA AMBULANTE!!!

Nem sabem a sorte que eu tenho em trabalhar com quem sabe assim tanto daquilo que faz.

Anónimo disse...

Prezado Rui,
Tenho uma grande admiração pelos minis, mas aqui no Brasil são muito raros...tenho acompanhado suas matérias e são ótimas!
Possuo um carro chamado Brasinca, que possui 3 carburadores SUH4, mas tenho algumas dúvidas sobre esses carburadores...como posso contatá-lo...teria algum e-mail para isso.
Grato,
Rui Pereira

Nuno Alves disse...

muito boa a explicaçao... por acaso tenho a sorte de ter esse manual digitalizadao


minimania.com.sapo.pt

António Nascimento disse...

Tenho um mini 1000 de 1972 motor original.
Posso aplicar um carborador HIF 44 electrónico?
Terei alguma vantagem em termos de rendimento?
Gostaria de saber a vossa opinião.
Obrigado
A Nascimento