quarta-feira, 14 de março de 2007

Jantes do Mini Cooper

De todas as peças que compõem um Mini, as jantes são as mais dificeis de descrever, pois existem tantos modelos e feitios que sem a ajuda de uma foto, é quase impossivel saber do que estamos a falar. Hoje vou mostrar alguns exemplos de jantes, neste caso, as dos Mini Cooper.
Os Mini Cooper e os CooperS vinham equipados com jantes de aço prensado diferentes das normais. As jantes normais teêm apenas quatro orificios de ventilação e são de 3,5" de largura. As dos Cooper teêm nove buracos redondos de ventilação e existem de 3,5" e 4,5" de largura e ainda de aba larga ou estreita. As jantes foram fabricadas pela Dunlop e já não se produzem mais, embora recentemente tenham surgido umas réplicas em aluminio fabricadas no Japão.

O primeiro modelo de Cooper vinha com estas jantes de 3,5", com o "offset" muito positivo para compensar a largura extra dos discos de travão e manter os pneus dentro dos limites da carroceria. Os cooper vinham equipados com polies traseiras mais largas precisamente para compensar esta diferença e permitir a montagem deste tipo de jantes. no Mini 850 e 1000 é necessário montar uns espaçadores de 30mm para o efeito. Por terem sido fabricadas apenas durante dois anos, estas jantes são hoje extremamente raras e os preços só são compreendidos pelos verdadeiros coleccionadores e conhecedores de Mini Cooper. Nenhum Cooper de concurso está verdadeiramente completo sem elas.
Nem só para montar pneus servem as jantes, neste caso é o suporte dos cabos de bateria...

Os Cooper 997 e 1275S apareceram com o mesmo tipo de jante, embora com algumas diferenças. A largura passou para 4,5" e o "offset" foi aumentado. A espessura da chapa com que eram feitas tambem foi melhorada para as tornar mais resistentes á torção e suportar sem problemas a potencia dos novos motores. Com pneus 145/10, estas jantes ficam mesmo no limite exterior da carroçaria. São as mais comuns de todas, embora continuem a ser bastante raras.
Surgiu tambem este modelo, cuja unica diferença para a anterior era o "offset". O aro que suporta o pneu é virado ao contrário, fazendo com que a jante pareça muito mais larga do que é na realidade. Apesar da largura continuar a ser 4,5", estas jantes já necessitam de abas nos guarda-lamas para as conter na totalidade. Eram um extra de fábrica e eram montadas apenas a pedido do cliente. Qualquer um destes tipos de jantes são bastante raros e os seus preços bastante elevados. O Mini 1275GT tambem tinha umas jantes especificas, mas são bastante mais fáceis de encontrar e baratas. Farei um post sobre elas em breve! Rui Tiago