quarta-feira, 14 de março de 2007

Carburadores - Parte II

Ainda no seguimento do tema dos carburadores, queria acrescentar o seguinte: Os Mini Cooper, CooperS, Austin/Morris 1300GT, Wolseley 1300, Riley Krestel 1300, MG 1100, MG 1300 e Princess Vandenplas, vinham todos equipados com dois carburadores S.U.MG 1100 - 2 x S.U. HS2 1 1/4" admissão comum aos dois.
Cooper 1275S, Austin 1300GT - 2 X S.U. HS2 1 1/4".
Aqui uma combinação muito usada em competição, 2 X S.U. HS6 1 3/4".

A principal vantagem de usar dois carburadores em simultaneo é o facto de a distribuição da gasolina pelos cilindros ser muito mais equilibrada. Com um só carb. a tendência é para beneficiar o primeiro e o quarto cilindros em prejuizo dos outros dois. Isto acontece devido á geometria do colector simples, que faz com que o ar seja conduzido para as pontas. No caso de serem dois, o ar entra a direito nas condutas, dividindo-se por igual entre cada dois cilindros. Alguns dos primeiros colectores de origem eram descentrados, o que não respeitava este conceito na totalidade. Outra das vantagens de usar dois carbs. tem a ver com a capacidade volumétrica da admissão, porque nesse caso, o total passa a ser a soma dos dois carbs. Por exemplo: 2 X S.U. 1 1/4" é igual a ter 1 x S.U. 2 1/2", com a vantagem de ter a distribuição optimizada. O ideal era ter um por cilindro, á semelhança do que acontece com as cabeças de oito janelas ( quatro admissões e quatro escapes), que usam um carburador Amal (existem mais marcas...) por cilindro. Este sistema é ainda melhor porque usa um desenho interno designado "Crossflow", que permite que a admissão seja feita no lado oposto do escape, o que resulta numa circulação do ar/gasolina muito mais rápida, logo mais rotações e potência. Existe ainda um outro tipo de cabeças que tem a camara de combustão semi-hemisférica, que devido ao facto de as valvulas trabalharem bastante inclinadas, permite uma capacidade de respiração ainda maior. Os motores que usam este tipo de cabeça são geralmente conhecidos por "motores Hemi", muito comuns nos V8 americanos, mas isso é outra conversa...

Existem ainda mais variantes, mas de momento não disponho de fotos. Espero actualizar em breve. Rui Tiago

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