quinta-feira, 8 de março de 2007

Datsun 1200 GX




Encontrei este Datsun 1200 GX parado assim, simplesmente estacionado ao lado do passeio. Quem não conhece este modelo de 1200, o GX, não compreende a admiração que é, encontrar uma raridade destas assim "sem querer". O 1200 GX é muito diferente dos "nossos" 1200 "normais", porque se por fora, os emblemas, a grelha e os pára-choques não são sequer parecidos, é debaixo do capot que está a sua verdadeira diferença. O motor do GX vem equipado com uma cabeça, colectores, árvore de cames e carburadores completamente diferentes dos modelos sedan. Os seus 85 cavalos ( o normal tem 70!!!), tornam-no numa verdadeira bomba e o próprio interior, com conta-rotações e manómetros redondos, fazem qualquer um sentir-se piloto por instantes, pelo menos até encontrar a Policia!!!



O "encontro" correu tão bem que até tive direito a conhecer o dono que em cinco minutos me contou a história básica do carro. Comprou-o novo em 72 na África do Sul e só não comprou o modelo Coupé, que custava mais 70 Rand's, porque não queria ter o incómodo de estar sempre a abrir os bancos para os passageiros de trás...Disse-me que as jantes não são de origem e que deu uma vez 160 kmh, só para ver se chegava lá...O carro está impecável e pelo que percebi, tão depressa não é para vender...
Este modelo, devido ao seu potente motor, tem bastante procura, e em Portugal não devem existir mais que uma dúzia, pelo menos que eu saiba...

4 comentários:

Anónimo disse...

tenho um datsun 1200 gx verde, para venda ou restaurar. johnnyboy@sapo.pt

nuno disse...

Quanto custa o seu estado e se o volante é á esquerda contacta jimmynfs@hotmail.com

nuno disse...

Quanto custa o estado em que está e se o volante é á esquerda contacta jimmynfs@hotmail.com

Anónimo disse...

Tenho um carro destes na minha garagem. Não é para vender.

É volante à esquerda.

Anda benzinho...