segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Mini Clubman 1000 - O Hydroelastic na IPO

Na sexta foi dia de levar o Clubman á I.P.O. Estava tudo bem com excepção da medida dos pneus, do nivel de CO2 e dos "amortecedores" do lado direito. Como qualquer "Minista" sabe, os Minis com Hydroelastic não usam amortecedores, e por esse motivo, o problema devia ser bem mais grave...Como o carro trazia a a suspenção do lado direito toda descarregada e a minha máquina não tem a função de vácuo, optámos por descarregar tudo novamente e sangrar o lado direito, pois acusou uma diferença de eficácia de 50% entre cada lado! Dá que pensar, porque em condução, o carro está normal...Desenvolvido pela C.C.G., este sistema de enchimento, permite carregar a suspenção sem o retorno de pressão que gerelmente desfaz o trabalho quase todo em apenas um décimo de segundo, é que as peças normais abrem o "interior" da válvula para deixar entrar o liquido mais fácilmente, mas tambem o deixam sair...Desta forma isso já não acontece, pois "interior" não é pressionado e actua como anti-retorno....

Detalhe da união dianteira. Com a ajuda do macaco hidráulico, foi desapertada e deixámos sair todo o ar que estava no interior, de seguida foi apontada e, baixando lentamente o macaco, conseguimos sangrar com exito a parte do tubo que tinha ar...
Sem o capot, a operação torna-se bem mais fácil...

Verifica-se sempre se as válvulas estão estanques...
No fim, dá-se uma volta ao quarteirão para assentar a suspenção, e num sitio liso e nivelado, fazem-se as medições. Apesar de existirem valores de referência de fábrica, optamos sempre por nivel um pouco mais alto, pois a tendência será sempre para descer e nunca para subir...Resta levar á reinspecção e ver se resultou.
O carburador tambem já está reparado, o jacto foi substituido por um novo e ficou visivelmente melhor. Depois de afinado, o CO2 ficou nos 1,2 %...
RT



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