quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Motor novo para o Mini - continuação

Já com o bloco todo armado, hpje começamos a montagem da cabeça e dos outros acessórios do motor, mas mesmo assim tivemos alguns pequenos contratempos...Com os pernos no sitio, era altura de montar a cabeça...
...e ela ai vai...... juntamente com o veio de martelos, que levou um veio novo que vinha com o kit do motor......e cá está o primeiro contratempo. Ao montar o veio de martelos, os balanceiros tinham uma folga de 1cm das válvulas, sinal que algo estava mal. As varetas que estávamos a usar eram as do motor 1000 e quando as comparamos com as de um 1275, verificámos isto...,Pois é..., toda a gente sabia, mas ninguem se lembrou! Tudo bem, foi só trocá-las e o trabalho seguiu em frente......com a montagem da bomba de agua e do termostato......e ainda antes do almoço, era este o aspecto do motor. Estava quase pronto para ir para o sitio dele......e foi o que aconteceu. Com as energias reforçadas, o trabalho até correu melhor. O motor entrou suavemente e ficou tudo bem á primeira. Esta operação neste carro, requer procedimentos um pouco diferentes do Mini mais antigo, pois aquele servo-freio no lado da embraiagem "rouba" espaço de manobra, e por esse motivo, o motor é montado no sitio sem o apoio do lado direito, sem o motor de arranque e até o suporte do filtro do oleo só entra depois de ele estar lá dentro. São centimetros preciosos que se ganham com estes pequenos truques......e depois é só começar a montar o que falta. Por uma questão de hábito, prefiro começar sempre pelos apoios, porque entendo que se o motor está no sitio, deve estar fixo. Isto permite retirar a grua do local e apesar de não ser o caso do Mini, há carros onde o motor pode mesmo cair para o chão (ou em cima de alguem...) se estiver apenas pousado nos apoios. As transmissões, o comando da caixa de velocidades e o escape são os clientes seguintes, ficando então disponivel para tratar dos promenores......e era já noite quando parámos. Não ficou pronto, mas já falta menos. Carburador e afinações são o que faltam para por a trabalhar. Ainda esta semana devemos ter carro...
Este tipo de trabalho não deve ser feito tipo "contra-relógio", porque o risco de alguma coisa correr mal é muito maior. É sempre preferivel demorar mais um dia ou dois e fazer as coisas com calma, apesar da vontade e ansiedade de ver o resultado.
RT

4 comentários:

Carlos Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

boas


off.topico

tive uma carrinha datsun sunny van de 82 mas desfiz-me dela a uns bons anos e como foi o meu primeiro carro gostava de voltar a ter uma


se souber de algo diga para tiagssantos@live.com.pt

Anónimo disse...

boas
fora do assunto

o meu primeiro carro foi uma datsun sunny van de 82 e estava intressado muma carrinha se souber de algo diga para tiagssantos@live.com.pt

http://www.youtube.com/klbar2005 disse...

very great work and nice jop you was donr it for the old rover mini engine man.you really are taLent and cLever i would like to work with you as an asesstant!! are you agree or not!!????