quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Renault 8S - A bomba azul

A renault teve no passado uma série de modelos que deixaram marcas um pouco por toda a europa. Quem é que nunca ouviu falar dos famosos "Gordini" ou dos "Alpine"??? Esses nomes eram sinónimo de velocidade, potência e vitória. Faziam parte do imaginário de muitos dos condutores de então, sobretudo os famosos R8 Gordini, que eram os carros sensação nos rallyes nacionais em 1969/70. Mas tudo o que é bom é caro, e nem todos podiam "chegar" tão alto..., tinham que se contentar com um meio termo..., o R8 S. Fabricado entre 62 e 71 (em Espanha durou até 76), o R8 foi uma história de sucesso, porque apesar ser um familiar por excelência, foi tambem um campeão nas provas em que participiu. O 8S era a versão desportiva do R8 e entre outras coisas, contava com um motor 1108cc. de carburador simples, travão de disco ás quatro rodas, e faróis de longo alcance, geralmente eram vistos com pintura azul França e faixas brancas a toda a extensão da carroceria. Foi apenas em 64 que surgiu o R8 "Gordini" que tinha um motor de 1293cc. com dois Weber 45, caixa de 5 velocidades, dois depósitos de gasolina, quatro amortecedores nas rodas de trás e tambem discos ás quatro rodas. Os seus 108 hp levavam-no até uns impressionantes 200 km's/h. Em 64 era muito bom...
Este 8S das fotos é do Rafael e está "artilhado" como se fazia na época. Reparem nas abas dos gurda-lamas, que eram essenciais para tapar as jantes "Deltemics" de 5,5", um dos extras mais requesitados de então. Custavam quase tanto como o carro em si...
O aspecto da frente era melhorado com o desaparecimento dos parachoques, e reza a lenda que havia quem metesse sacas de areia na mala (parte da frente do carro), para melhorar a aderência em curva e tambem baixar a suspenção...
As jantes "Deltamics". Nenhum 8S estava preparado a sério sem um jogo destas...O offset e a largura de 5,5" melhoravam bastante o comportamento em curva...
Volante de três raios em aluminio, manómetro de temperatura, pressão de oleo e voltimetro, faziam deste habitáculo um poço de emoções fortes. O som que vinha do escape e a tracção traseira, eram causas mais que suficientes para levar qualquer um a descobrir onde é acabam os meninos e começam os homens...
Renault 8S...uma bomba..., uma bomba de azul!!!
RT

2 comentários:

jorge disse...

Boas. Eu tive um R gordini 1.300 de 1965 o qual tenho muitas saudades.

Carlos Fernandes disse...

Pergunto se o r8 é para venda estou interessado Carlos Fernandes 912772613 ou videostand@netmadeira.com